Nos últimos meses, as escolas públicas de Caucaia estão recebendo uma revitalização em termos de estrutura, manutenção, mobiliário e readequação predial.
Ao todo, 163 escolas do município já estão funcionado com segurança e de maneira integral e recebem, presencialmente, as crianças e os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os números apresentam que mais 23 escolas, atualmente, passam por essas obras de construção e manutenção física.
São salas de aulas, refeitórios, banheiros, cozinhas, espaços comuns e demais ambientes que vêm sendo melhorados, com vistas à qualidade educacional e o bom gerenciamento dos recursos financeiros destinados ao município para essa finalidade.
Além disso, as instituições estão sendo visitadas e um levantamento das necessidades de infraestrutura está sendo realizado, conforme essa identificação. Ao todo, já foram visitadas mais de 120 escolas pelo secretário de Educação, Sergio Kobayashi, que acompanha de perto a execução das melhorias.
Os espaços ficaram ainda mais comprometidos por conta do fechamento dos prédios, ocasionado pela COVID-19. No entanto, estimativas apresentam o avanço na conclusão das obras e no aprimoramento dos espaços físicos escolares. Muitas delas com reforma estrutural completa, inclusive sob prisma arquitetônico.
Para o secretário, “o momento está sendo de muita expectativa para os estudantes e famílias, que estão retornando presencialmente a essas escolas.” Ele acrescenta que “ é no ambiente acolhedor e seguro que as aprendizagens acontecem e que os currículos são desenvolvidos de maneira significativa. As obras são necessárias e cada revitalização estimula ainda mais esse desencadeamento de novas conquistas para os estudantes das escolas de Caucaia”
Nesse cenário, a SME atende uma necessidade de alguns anos. As reformas das escolas, pauta urgente na agenda da Secretaria Municipal de Educação, agora está em atendimento contínuo.