Plano Municipal pela Primeira Infância de Caucaia é lançado.

0
991

A infância é o momento da vida humana em que ocorrem grandes transformações cognitivas, afetivas e motoras. Com o propósito de garantir os direitos de Desenvolvimento e Aprendizagem foi lançado na manhã desta quarta-feira, no Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Humberto Nunes de Miranda, o documento intersetorial Plano Municipal pela Primeira Infância de Caucaia (PMPI).

Na cerimônia, a primeira dama do município de Caucaia, Juliana Valim recebeu da criança Alicia Gabrielle de Sousa Lima o documento que apresenta as ações, objetivos e metas a serem desenvolvidas entre os anos de 2022 a 2031, voltadas às crianças de zero a seis anos de idade.

Além da primeira dama, compareceram à cerimônia de lançamento os representantes de diversos órgãos e secretarias: Sergio Kobayashi, titular da pasta da Educação, Yrwana Albuquerque da Secretaria de Turismo e Cultura, o Secretário de Esporte e Cultura, Mickauê Franklin, Sephora Barcelos, Ouvidora Geral do Município, Leandro Araújo, Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Regina Fernandes e Cristina Vechio, representando a Fundação Vanzolini, Estrela Pinheiro, representante da Secretaria de Saúde, entre outros.

O PMPI é um documento que teve a coordenação da Secretária Executiva da Educação, Débora Teixeira, e como assessora técnica, Lúcia Macedo Sales. A elaboração ocorreu em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e foi formada a Comissão Municipal de Elaboração e Implementação do PMPI e Secretarias Municipais.Por meio da articulação dos diversos setores municipais foi realizado um diagnóstico apresentando a situação da Primeira Infância do município de Caucaia. A partir disso, as metas foram elaboradas e serão anualmente revisadas.

Portanto, o município de Caucaia, através do Plano Municipal pela Primeira Infância, ressalta a relevância das crianças e o compromisso em assegurar os seus direitos através de ações, atividades e a efetivação de políticas públicas.

Para a primeira dama, Juliana Valim, “esse documento precisa ser implementado por todos, pois a infância é uma das fases mais importantes e que necessita de cuidados e garantias de direitos a todas as crianças do município.Essa atenção deve ser de todas as secretarias e órgãos, além da ação das famílias também.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui