Estudantes participam do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

0
1244

Entre os dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, os estudantes do 2°, 5° e 9° anos da rede municipal de Caucaia participaram do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.


As avaliações da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano) e do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) fazem parte do calendário anual, instituído pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, que em parceria com os municípios realiza a verificação da aprendizagem dos estudantes matriculados nas turmas referidas acima.

Os resultados dessa avaliação externa em larga escala, que serão divulgados no próximo ano, apresentarão o nível de proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados coletados demonstram como cada escola, cada estudante e cada município evoluiu em relação ao desempenho dos participantes.


O primeiro quesito para a evolução da aprendizagem é a frequência dos estudantes. Os matriculados no segundo e quinto anos obtiveram, respectivamente, frequência de 97% e 98%.Enquanto os números do 9° ano obtiveram também a participação de 97%. Esse número já representa um aumento na participação dos que realizaram a avaliação, se comparados a anos anteriores.


A atuação de cada unidade escolar mobilizou toda a comunidade, tanto durante o ano letivo quanto na reta final rumo às provas. Esses momentos envolveram palestras motivacionais com os estudantes, pais e responsáveis, concurso de paródias, visita do mascote SPALECO, aulões, simulados, quiz, atividades complementares, reforços pedagógicos, reunião com pais, gincanas, mimos, dentre outras atividades.

Conforme o Secretário de Educação Sergio Kobayashi “as ações foram planejadas e coordenadas visando a parceria das equipes da SME com núcleos gestores, professores, estudantes, funcionários das escolas, monitores/bolsistas, aplicadores, pais e responsáveis. O intuito da mobilização é elevar os índices de aprendizagem dos educandos e fazer com que Caucaia obtenha resultados positivos nas avaliações. Essa unidade de ação demonstra a importância do trabalho em equipe para um mesmo propósito: ampliar a qualidade da educação para todos os caucaienses na faixa etária escolar”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui